Condomínio Solar: Quais as Vantagens?

Condomínio solar já é uma realidade em várias regiões do país, cujo principal objetivo é economizar energia, mas ao mesmo tempo pensar na sustentabilidade a longo prazo.

Sendo assim, se você mora em um condomínio e quer saber um pouco mais se realmente vale a pena optar por um sistema de energia solar, esse post é para você!

Portanto, continue a leitura e conheça as principais vantagens de investir em placas fotovoltaicas em condomínios!

Condomínio solar como funciona?

O condomínio solar consiste na instalação de um sistema central em uma área comum, e a energia gerada é então distribuída entre diferentes unidades consumidoras.

Ou seja, tem a capacidade de suprir as necessidades de cada uma das unidades, e com o grande diferencial de reduzir de forma significativa a conta de energia em todo o condomínio.

Para realizar a implementação do sistema, o primeiro passo é usar uma calculadora solara fim de se ter uma ideia do gasto de energia do condomínio.

O sistema é interligado à rede elétrica por meio do relógio de luz central do condomínio, e a energia gerada é injetada na rede, uma vez que não é possível determinar ao certo quanto de energia será direcionada a cada consumidor.

Para ter acesso à geração compartilhada, os condôminos podem criar consórcios ou cooperativas para a instalação de sistema solar fotovoltaico e, dessa forma, compartilhar os créditos gerados.

Por consequência, todos acabam ganhando, uma vez que haverá uma redução brutal na conta de energia.

Conheça as vantagens de condomínio solar

Não é por acaso que os condomínios construídos hoje, já contam com toda a estrutura para a instalação de energia solar, afinal, tem impacto direto na diminuição da conta de luz.

Confira, a seguir, porque vale a pena o condomínio solar:

Redução na conta de energia elétrica

Com a crise hídrica que estamos enfrentando atualmente, a tendência é a conta de energia ficar cada vez mais cara, e sem falar na escassez.

Nesse sentido, optar pela instalação de painéis fotovoltaicos em condomínios, é possível reduzir a conta de energia em até 95%.

Facilidade de instalação

Como geralmente os condomínios contam com grandes áreas abertas, as quais recebem uma alta incidência de radiação solar, a instalação do sistema não encontra muita dificuldade.

No entanto, é necessário contar com o suporte de uma empresa de energia solar em Recife para fazer toda a viabilidade do projeto, e definir quantos painéis serão necessários para suprir as necessidades de todos.

Autoconsumo

Todo excedente de energia gerada é injetado na rede de distribuição e convertida por créditos, dessa forma, obter descontos nas próximas faturas.

Vale lembrar que os painéis fotovoltaicos podem durar de 20 a 30 anos, o que significa um ótimo retorno de investimento.

Várias linhas de financiamento

Os governos federal e estadual, a fim de incentivar o uso da energia solar, oferecem vários incentivos, como a isenção de impostos e vários tipos de financiamento de energia solar.

Bancos públicos e privados disponibilizam várias linhas de crédito, desde para energia solar para empresas, como para residências e condomínios, com taxas menores de juros e maior facilidade de pagamento.

Dependendo do projeto, há a possibilidade de financiar até 100%, e as parcelas seriam pagas com a economia feita na conta de energia.

Valorização do imóvel

Já existem estudos que mostram que condomínios que contam com sistemas fotovoltaicos são muito mais valorizados.

Ou seja, os imóveis apresentam uma maior liquidez e são vendidos mais rápido, uma vez que hoje, as pessoas estão muito mais preocupadas com a sustentabilidade do planeta.

Todas essas vantagens só mostram porque vale a pena investir em condomínio solar, particularmente em razão de tarifas energéticas cada vez mais altas.

No entanto, é imprescindível contar com o auxílio de uma empresa especializada a fim de elaborar um projeto de acordo com as necessidades do condomínio, além de fornecer todas as orientações sobre instalação, financiamento…