Consumo consciente de energia nas empresas

Práticas de consumo consciente de energia nas empresas são cada vez mais comuns, não apenas na questão de redução de custos, mas principalmente para proteger o planeta.

A boa notícia é que as empresas estão mais engajadas e realmente preocupadas com o futuro das próximas gerações.

É justamente por isso que estão adotando maneiras de reduzir o consumo de energia, inclusive buscando por fontes de energia renováveis.

Portanto, se você tem uma empresa, vale a pena continuar a leitura e conhecer algumas soluções para utilizar a energia de maneira inteligente!

Consumo consciente de energia nas empresas

Seja em razão das tarifas elevadas ou pensando na preservação do meio ambiental, o consumo consciente de energia nas empresas é algo praticamente obrigatório.

Por isso, listamos abaixo algumas soluções para reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa:

1. Otimize o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos equipamentos que tem um grande impacto na conta de energia, e é um bom caminho para começar a economizar energia.

Por isso, algumas medidas podem ser tomadas, como:

  • Manter sempre as janelas e portas fechadas;
  • Fazer revisões a cada seis meses;
  • Estar atento ao local de instalação, já que a entrada de ar do condensador deve se manter livre;
  • No inverno, optar pelo modo “ventilação”.

Além disso, por exemplo, baixando a temperatura de 23º para 20º, é possível reduzir o consumo em 7%.

2. Escolher um bom sistema de iluminação

Uma boa iluminação é chave para a qualidade de vida no trabalho, mas nem todos os tipos de lâmpadas são eficazes.

Quando o assunto é durabilidade, saiba que as lâmpadas LED apresentam diversas vantagens: duram muito mais, cerca de 20 vez mais do que as lâmpadas halógenas, e com ótimo rendimento energético.

Ainda na questão da iluminação, é preciso encontrar soluções para adaptar a iluminação às suas necessidades.

Quantas vezes você já chegou em uma sala de reuniões totalmente iluminada e sem ninguém?

Para resolver esse problema, é possível instalar detectores de presença e de movimento ou ainda interruptores inteligentes.

3.Uso de placas fotovoltaicas

Para você ter uma ideia, houve um aumento considerável pelo interesse em instalar energia solar para empresas, principalmente pela possibilidade de reduzir em até 95% a conta de luz.

No entanto, para verificar a viabilidade do projeto, é preciso primeiramente realizar um cálculo de energia solar, com base no consumo energético atual.

Mas a boa notícia é que os governos federal, estadual e municipal oferecem muitos incentivos para empresas que optarem pela instalação de placas fotovoltaicas, com taxas de juros muito baixas e carência para começar a pagar.

Além disso, muitos bancos públicos e privados disponibilizam financiamento de energia solar, cujo valor da parcela equivale à sua economia na conta de luz.

4.Desligar o computador quando parar de trabalhar

Geralmente, as pessoas se esquecem de desligar o computador, mas saiba que ele representa 4% da emissão de gases efeito estufa, e esse número deve dobrar até 2025.

Por isso, o consumo consciente de energia nas empresas também passa pelo uso responsável dos computadores.

Portanto, desligue o computador quando parar de trabalhar, porque mesmo que você não esteja usando e o computador ligado, ele está consumindo energia.

5.Utilizar cada m2

Um outro fator que tem uma grande influência no seu impacto ambiental: a área da sua empresa!

Na verdade, cada m2  que você não utiliza é um desperdício, e você poderia utilizar de maneira mais inteligente.

Sendo assim, pense em aproveitar cada espaço, pois isso permite distribuir melhor o consumo de energia no seu espaço de trabalho.

6.Usar equipamentos com Selo Procel

Um equipamento com Selo Procel indica que o produto consome menos energia, sendo a letra A o equipamento com menor consumo energético.

Vale mencionar que equipamentos mais antigos, como computadores ultrapassados, consomem muito mais energia.

Por isso, o ideal é substituir todos os equipamentos por produtos mais novos, que além de mais eficientes, gastam muito menos energia.

7.Conscientize os colaboradores

Para que todas as medidas alcancem os resultados esperados, é necessário que todos os colaboradores também se esforcem.

Vale a pena ministrar palestras ou até mesmo preparar materiais mostrando o que a empresa tem feito para reduzir o consumo de energia e o que eles podem fazer no dia a dia.

Ou seja, o consumo consciente de energia nas empresas deve ser algo que englobe todos!

8.Isolamento térmico

O isolamento térmico é outra medida bastante eficaz, uma vez que ajuda a diminuir a influência climática externa sobre o ambiente interno.

Isso pode ser feito desde o uso de mais plantas ou mesmo a aplicação de tintas especiais.

Dessa forma, a temperatura no espaço interno cai, o que gera economia no uso do ar-condicionado.

Conclusão

Quando se trata de consumo consciente de energia nas empresas, na verdade, é um conjunto de medidas que devem ser adotadas.

Mas se o seu objetivo é, além de diminuir a sua fatura de energia, causar menos impacto no meio ambiente, vale a pena consultar uma empresa de energia solar em recife para estudar a viabilidade da instalação de painéis fotovoltaicos.

O mais importante de tudo é começar a adotar práticas mais sustentáveis, onde simples mudanças de hábitos pode fazer toda diferença!