10 Dúvidas sobre energia solar

Você ainda tem dúvidas sobre energia solar? Preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Elencamos ainda os principais benefícios conquistados por quem aposta em uma das fontes de energia limpa e renovável que mais cresce no mundo.

Confira!

10 dúvidas sobre energia solar

O crescimento da energia solar

Muitos são os benefícios e as vantagens de se utilizar energia elétrica proveniente de fontes renováveis.

Seja em aspectos ambientais, econômicos e/ou sociais, o uso da chamada energia verde se torna cada vez mais comum e cada vez mais exigido em determinados setores do mercado.

Dentre todas as fontes renováveis, uma vem chamando muito a atenção de consumidores, gestores e investidores: a energia solar.

Não à toa, a energia solar é a fonte energética que mais cresce no mundo e, segundo estudo divulgado pela International Energy Agency (IEA) — Agência Internacional de Energia —, a energia solar fotovoltaica está no caminho para se tornar a fonte energética número um até 2035.

Ainda de acordo com a IEA, esse volume de crescimento será maior do que qualquer outro das fontes existentes, renováveis ou não.

A Agência afirma também que os investimentos em energias renováveis deverão chegar à casa de U$ 440 bilhões até 2030.

Mais uma amostra de que o mercado, investidores, empresas e clientes entendem que práticas e hábitos sustentáveis serão obrigatórios daqui em diante.

Dada a tamanha importância e seu grande potencial de crescimento, resolvemos listar neste artigo 10 principais dúvidas sobre energia solar e também 5 benefícios para mostrar que o futuro será ensolarado.

10 dúvidas sobre energia solar

O uso de fontes renováveis para gerar energia elétrica ou qualquer outro insumo ainda desperta dúvidas e desconfianças em grande parte da população.

Esse número vem caindo, felizmente, mas ainda assim ouvimos argumentos infundados ou errôneos que podem frear o crescimento de uma atividade que só traz benefícios, como o uso da energia solar fotovoltaica.

Vamos responder e verificar essas questões de uma vez por todas.

1. Quanto custa a instalação do sistema fotovoltaico?

Como qualquer energia, sua origem se dá em processos ocorridos dentro de uma usina. Nesse caso, estamos falando de usinas solares.

Existem duas maneiras de se obter eletricidade dentro de usinas solares e cada uma leva o nome de sua respectiva usina: fotovoltaica e termossolar.

Já abordamos por aqui as diferenças entre cada uma delas, mas, basicamente, a energia solar fotovoltaica é a mais usada e a mais acessível, pois se utiliza de placas solares compostas por células fotovoltaicas que se transformam em energia elétrica.

São os famosos painéis que vemos em telhados de residências e empresas.

O valor para instalar dependerá de vários fatores, como o consumo diário, o tamanho do local onde será instalado, a disponibilidade de radiação solar da região e as condições de instalação.

Mesmo que pareça ser um investimento custoso à primeira vista, ele se “paga” em um prazo de 2 a 5 anos devido à grande economia de energia que proporciona.

Em todo o caso, o ideal é fazer um estudo minucioso junto de empresas especializadas para obter um orçamento factível e justo.

2. Uma vez instalado, o sistema fotovoltaico dura pra sempre?

Essa é uma das principais dúvidas sobre energia solar.

Adquirindo equipamentos de boa qualidade e mantendo um bom cuidado com eles, é possível utilizá-los de maneira eficiente por até 25 anos.

Após esse período, o sistema continua funcionando, mas com redução na eficiência. Em geral, após 25 anos, há uma redução de 20% na eficácia.

3. Como é feita a manutenção do sistema?

Essa é uma das principais vantagens de se obter energia solar fotovoltaica.

As centrais de produção de energia existem pouquíssimas manutenções e, quando exigidas, você mesmo pode fazer.

Basta limpar os painéis solares quando necessário — aqui vale o bom senso de se avaliar quando está sujo ou não — com água e um pano.

Geralmente, essas manutenções ocorrem uma vez ao ano ou sempre que as placas ficarem muito sujas por conta de longos períodos sem chuva.

Ou seja, é uma manutenção que não exige grandes esforços e a presença de um técnico especializado, fato que barateia seu uso.

4. É possível monitorar a produção de energia solar?

A parte de produção de energia também gera muitas dúvidas também.

Mas fique tranquilo.

Caso você opte por obter eletricidade através de placas solares, será possível monitorar em tempo real a eficiência do sistema.

Através de um inversor fotovoltaico — equipamento desenvolvido para converter a energia gerada pelos painéis solares em corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) — que possa ser conectado à internet, é possível acompanhar toda a produção em tempo real.

E o melhor de tudo é que isso pode ser feito a qualquer hora e de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

5. O sistema fotovoltaico produz energia solar durante a noite?

Um sistema de energia solar precisa da incidência dos raios de sol para produzir energia.

Nesse caso, durante o período noturno não é possível produzir eletricidade.

Aqui, mais uma grande vantagem de se utilizar energia solar.

Mesmo residindo em locais com pouca incidência dos raios solares ou com longos períodos chuvosos, é possível, através de uma modalidade específica, produzir energia em uma unidade e gozar dos benefícios em outra.

Com o autoconsumo remoto, uma das modalidades da Geração Distribuída, você pode instalar um sistema de energia solar fotovoltaico em sua casa de praia e utilizar os créditos de energia para um apartamento, por exemplo.

6. Investir em energia solar em casa, empresa ou outra propriedade significa zerar minha conta de energia?

O que você pode zerar é o consumo da energia da distribuidora, mas você permanecerá conectada a ela, que cobrará de você um valor mínimo, além da taxa de iluminação pública.

Contudo, a energia solar fotovoltaica é capaz de oferecer até 95% de redução nos valores da conta de luz.

7. Quem mora em prédio pode instalar o sistema fotovoltaico?

Caso quem queira instalar o sistema seja o proprietário da cobertura do edifício, sim, é possível. Também existe a possibilidade em prédios que tenham uma área suficiente e de uso comum em seu topo.

Em todo o caso, verifique sempre as regras de seu condomínio antes de qualquer aquisição.

8. Se acabar a energia na rua, o sistema fotovoltaico continuará funcionando?

Depende. Caso você tenha um nobreak — equipamento responsável por alimentar outros dispositivos eletrônicos em caso de queda de luz — com baterias para o armazenamento, sim.

Do contrário, você continuará sem energia como os demais locais.

9. Como proceder para interligar meu sistema fotovoltaico à rede da distribuidora?

Essa responsabilidade é da empresa que instalará o sistema.

De um modo geral, elas conectam os painéis no inversor, que será ligado em seu quadro de luz.

A distribuidora de energia adota como procedimento padrão a verificação do sistema solar instalado e quem deve fornecer essa garantia é a empresa de instalação.

10. Caso haja excedente de energia, é possível vendê-lo para a concessionária da região?

Não. O excedente se transforma em créditos em quilowatt-hora para ser utilizado em até 60 meses, conforme a Resolução Normativa 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Essas são as 10 coisas mais importantes que você precisa saber antes de optar por produzir eletricidade através dessa fonte renovável.

Caso você tenha outras dúvidas que não foram respondidas neste artigo, entre em contato conosco que responderemos o quanto antes.

Faça sua simulação de conta de luz no nosso simulador energia solar online.